Licença DETRAN para veículos com GNV

O DENATRAN é o órgão responsável pelo trânsito, que impõe diversas leis para os mais variados tipos de veículos que precisam estar em conformidade para conseguir operar normalmente. Alguns desses veículos precisam da licença DENATRAN para GNV para os automóveis que utilizam esse gás.

O GNV, que é o gás natural veicular, é instalado em diversos tipos de veículos todos os anos, sendo necessária a licença DENATRAN GNV para que o veículo obtenha essa substância estando dentro da lei e podendo circular livremente. Essa licença é obtida após a inspeção desse veículo, que analisa as suas condições apresentadas. É importante que a renovação do uso desse gás deva ser feita anualmente, estando em conformidade com as exigências impostas pelo DENATRAN, além de ser de obrigatoriedade a inspeção desse veículo para que assim ele obtenha a licença DENATRAN para GNV, sendo necessário sempre realizar a sua renovação.

Como funciona o processo para essa licença?

Toda vez que for instalado o GNV a cada ano, seja pela primeira vez ou não, deve-se adquirir a licença DENATRAN para GNV. No caso de ser o primeiro uso, o Detran deve liberar essa instalação, que libera uma autorização para que esses veículos realizem a inspeção veicular.

O condutor precisa estar portando seu documento pessoal, o do veículo, nota fiscal de instalação e o documento de qualidade de adaptação do INMETRO. Caso seja uma renovação, o cliente precisa levar seu documento, o do carro e o selo GNV para obter a sua troca. Caso não apresente o selo, é necessário apresentar uma declaração com assinatura reconhecida em cartório. Realizada a sua devida inspeção e tendo o seu veículo aprovado, o condutor obtém da licença DENATRAN para GNV.

É importante que para estar apto a todo o procedimento para essa instalação, é necessário obter de todos os documentos necessários. O veículo deve ter o seu motor adaptado para esse gás. Com tudo nos conformes, o condutor adquire a licença DENATRAN para GNV que é de obrigatoriedade para o veículo portar essa substância e poder operar.